Uma empresa que quer transformar o saneamento brasileiro

A Iguá nasceu em 2017 com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Desde então, estamos presentes em 37 municípios com o objetivo único de levar saneamento às populações atendidas e ajudar o país a alcançar a universalização dos serviços de tratamento de água e esgoto.

Com 14 concessões e quatro parcerias público-privadas (PPPs), estamos inseridos na vida de 6 milhões de pessoas que compõem comunidades dos mais diferentes portes. Tal condição nos dá conhecimento sobre distintas realidades do saneamento no país e nos credencia a superar os mais diversos desafios técnicos e operacionais.

Para nós, atuar no tratamento de água e esgoto é mais do que uma atividade empresarial. É um compromisso de larga escala: com a vida, as pessoas, o meio ambiente, os parceiros e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A fim de cumpri-lo, desenvolvemos uma cultura organizacional que inspira inovação, sustentabilidade e foco no cliente. Conheça mais sobre o DNA Iguá, aqui.

 

Mercado

Em 2013, o governo federal lançou o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e, assim, definiu o caminho para o país perseguir a universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos e águas pluviais, no prazo de 20 anos.

O Plansab prevê investimento de R$508,5 bilhões até 2033, aplicando R$304 bilhões, ao longo de duas décadas, na universalização dos serviços de água e esgoto.

O saneamento apresenta-se como um dos mais importantes desafios da infraestrutura nacional. Segundo a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de água e Esgoto (Abcon), 55% do total de 5.570 municípios poderão ter abastecimento hídrico deficitário já a partir de 2015. No que diz respeito a esgotamento sanitário, são 85 milhões de habitantes sem serviço adequado de coleta, enquanto 118 milhões não tem os esgotos domiciliares devidamente tratados.

Por confiar no papel da iniciativa privada para a universalização dos serviços no país, a IGUÁ se vê como protagonista no desenvolvimento do setor.

voltar

topo