O Grupo Iguá busca constantemente a coerência e o equilíbrio com o compromisso, integridade, transparência, governança e sustentabilidade respeitando os padrões sociais e éticos na condução de seus negócios.
O Programa de Integridade é uma peça fundamental para a estrutura e desenvolvimento da empresa e faz parte da cultura e DNA da Companhia, além de representar o posicionamento do Grupo quanto à aderência às leis e regulamentações e diretrizes internas no que tangem questões relacionadas à corrupção, proteção de dados e diversidade, a fim de promover, fortalecer e disseminar uma cultura ética em todos os níveis hierárquicos da Companhia, incluindo conselheiros e membros dos comitês, parceiros de negócios, fornecedores e clientes.
Nossas ações individuais influenciam a cultura e a reputação da Companhia, por isso é importante que cada um de nós siga pelo caminho do que é correto, nossas ações determinam nosso caráter, portanto, é papel de todos agir com honestidade e transparência para garantir que o Grupo Iguá continue sendo uma empresa ética.
Pilares
A Iguá trabalha o Compliance baseado em três pilares que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina. São eles: Prevenção, Detecção e Correção.
- Prevenção: é o pilar mais importante. Além de verificar os riscos iminentes ao negócio, está atrelado ao estabelecimento de políticas e procedimentos que contam com o apoio de comunicações e treinamentos constantes para colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios.
- Detecção: as suspeitas relatadas são apuradas com a finalidade de esclarecer os fatos e promover a verdade. O processo é conduzido com completa confidencialidade e respeito aos envolvidos.
- Remediar: é a consequência do segundo pilar – Detecção. As falhas identificadas ou as possíveis atitudes inadequadas devem ser corrigidas imediatamente e, quando cabível, uma medida disciplinar será aplicada.
Estrutura de reporte
O tema Compliance é uma alta prioridade para o Grupo Iguá, e é por isso que a área de Compliance tem o reporte direto para o Comitê de Auditoria Interna e Conselho de Administração.
Na Iguá, estamos sempre trabalhando para que o nosso negócio seja realizado de forma ética e com base em nossos valores internos. E para auxiliar no cumprimento diário desses objetivos contamos com o apoio das áreas de Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance e Auditoria Interna e Inteligência Empresarial (GRC-AI).
Programa de Integridade
O Programa visa prevenir e/ou identificar condutas que não estejam em conformidade com as regras (legislação, regulamentos, normas e procedimentos, externos ou internos), identificando riscos e/ou causas e agindo preventiva e/ou corretivamente, promovendo, também, uma cultura que encoraje o cumprimento das regras estabelecidas e de uma conduta ética, orientado pelo princípio de que fazer o certo é o melhor.
Código de conduta e políticas
Para assegurar a conformidade e integridade corporativas em todos os seus negócios, a Iguá desenvolveu políticas que sustentam os padrões de comportamento esperados. Todas as nossas políticas e procedimentos exigem que os colaboradores, fornecedores e parceiros atuem de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis ao negócio e às diretrizes internas da companhia.
Canal de ética
Também contamos com um Canal de Denúncias, que está aberto para todos os colaboradores e público externo (terceiros, clientes e comunidade) que queiram reportar qualquer situação de irregularidade. Imparcial e transparente, o canal garante a confidencialidade e sigilo das informações, preservando a identidade das pessoas envolvidas e colabora para promover
um ambiente melhor para todos.
Telefone: 0800 721 0784
Acesso online: https://www.canaldedenuncia.com.br/igua/